quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A CEGONHA E A SEXUALIDADE INFANTIL

Postado por Marilene Moreira Ramos de Souza em 11 novembro 2009 às 10:00

Tenho uma sobrinha linda , inteligente , dotada de uma imaginação muito fértil.
Aos 3 anos de idade, na mesa de jantar, ao lado dos pais, disparou :
- Papai e Mamãe, tenho uma coisa muito importante para falar para os dois:
Minha irmã, querendo rir, mas demonstrando interesse e seriedade para o discurso desua filha disse:
- Querida, pode falar!
- Mamãe, sou agora uma “adolecrente” eu estou “galvida”.
Traduzindo: Adolescente e grávida.
Minha irmã, como muitos pais, ficou apavorada com a fala da criança, e como tem a titia aqui psicóloga, ligou para mim desesperada.
Eu contive meus risos e disse a ela: - Você perguntou como ela ficou grávida?
- Minha irmã: - Não!
Eu respondi: - Me liga depois, e me conte o resultado, só para matar a minha curiosidade.
Quando ela perguntou, minha sobrinha respondeu: - Dei um beijo no Mickey (seu boneco de pelúcia preferido) e fiquei galvida.
Descobrimos depois que ela assistiu um trecho destas novelinhas mexicanas...,por descuido da sua mamãe.
Com esta pequena ilustração, quero chamar a sua atenção e de todos que lidam com educação de crianças: SEXUALIDADE é um processo da vida inteira: os pais terão tempo suficiente de melhorar o que não conseguirem explicar da forma como gostariam.
Com a atitude dos pais, as crianças aprendem se o sexo:
. É bonito ou feio
. Certo ou errado
. Conversável ou não
Muitos pais ainda dizem às crianças que elas chegaram de cegonha...
Que foram compradas no hospital...
Brotaram de uma flor....
Não há necessidade de mentir.Não pode ser considerado feio algo que é natural.
Não existe idade ideal, mas sim a forma ideal para falar de acordo com cada idade.
Como dar respostas, é o quesito terror para a maioria das pessoas. Elas devem ser simples e claras. Não há necessidade de responder além do que foi perguntado.. A própria criança vai dando sinais de que está saciada em relação aos seus próprios questionamentos.
O maior perigo de não dar respostas, são os fantasmas que começam a povoar a mente da criança e que para saciar sua curiosidade vai buscar fontes externas que não são fidedignas, tais como: coleguinhas, pessoas que não professam as mesmas crenças e a internet.
Responda sempre e com bom senso, respeitando o grau de entendimento e limite para a idade a qual a criança pertence.
Se você foi pego de surpresa e não sabe o que responder naquele momento, diga que vai pesquisar para responder melhor e depois não finja que “esqueceu”! A criança não esquece e o que é pior, ela não volta a te perguntar, porque perde a confiança em você.
Jamais utilize o clássico “pergunte para o seu pai”...Fórmula ideal: Falar juntos...
Atitude é tudo:
.Tom de voz
. Segurança nas informações
. Estar ou não à vontade.... Tudo é captado pela criança!
Pesquisas mostram que...
. Crianças esclarecidas tendem a ser mais responsáveis e a adiar o início da sua vida sexual.
. A curiosidade foi saciada, através de diálogos verdadeiros, pautados inclusive no seu posicionamento em Deus.
. São presas menos fáceis para abusadores sexuais.
. Reduz o índice de gravidez indesejada.
. Contaminações por doenças sexualmente transmissíveis
. Aumenta o afeto e a parceria em casa
Estarão no caminho certo se seus filhos pensarem:

“Vou perguntar a mamãe e papai que eles sempre me respondem”.


Um comentário:

  1. Obrigado por ter postado um artigo meu aqui no seu blog. Deus o abençoe!!!!!
    Marilene
    www.poemiamary.blogspot.com

    ResponderExcluir